segunda-feira, agosto 19, 2013

Divulgação de lista candidata às eleições para os Órgãos Sociais


Conforme estipulado, abaixo se anexa lista candidata às eleições para os Órgãos Sociais e respectivo programa eleitoral:





Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)





Introdução....................................................................................................................... 2

 1. Lista dos candidatos aos Corpos Sociais.............................................................. 2


 2.1. Bem-estar animal................................................................................................ 3

 2.1.1. Esterilização.................................................................................................. 3

 2.1.2. Apoio à comunidade..................................................................................... 3

 2.2. Centro de Acolhimento Temporário - CAT....................................................... 3

 2.2.1. Admissão de animais.................................................................................... 4

 2.2.2. Adopção e pós-adopção.............................................................................. 4

 2.2.3. Eutanásia dos animais................................................................................. 4

 2.2.4. Melhorias das instalações........................................................................... 4


 2.2.6. Outros aspectos........................................................................................... 6

 2.3. Sustentabilidade Financeira.............................................................................. 6

 2.3.1. Diminuição de despesas.............................................................................. 6

 2.3.2. Aumento de receitas..................................................................................... 7

 2.4. Comunicação, divulgação e sensibilização...................................................... 7


 


Évora, Agosto de 2013                                                                                                             1




Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)





Introdução

O presente documento tem por objectivo apresentar os sócios candidatos às eleições dos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (triénio 2013 – 2016), bem como as propostas elaboradas para dar resposta às dificuldades diversas que a associação atravessa.

Na qualidade de sócios do Cantinho dos Animais que acompanham com grande proximidade as actividades da associação, é com consciência das enormes dificuldades que terão que ser ultrapassadas, mas sobretudo com motivação e vontade, que aceitamos o enorme desafio que é contribuir, o mais activamente possível, para a promoção do bem-estar dos animais acolhidos.

O modelo organizativo mais adequado a aplicar deverá assentar no potenciamento dos recursos e meios disponíveis, bem como na melhoria das infra-estruturas já existentes, materializando-se na constituição de um Corpo Social ativo, empreendedor e dinâmico em todas as vertentes da associação.

Com base na experiência como voluntários do Cantinho dos Animais e com pleno conhecimento das maiores dificuldades da associação, entendemos que existem quatro grandes áreas de intervenção: Bem-estar animal; Organização, melhoramento e manutenção do Centro de Acolhimento Temporário (CAT); Sustentabilidade financeira e Interacção com a comunidade (parcerias, imagem, divulgação e sensibilização junto da população).

1. Lista dos candidatos aos Corpos Sociais


Mesa da Assembleia

Presidente - Ana Maria Martins de Campos Alves – Sócia nº 2214
Vice- Presidente – Teresa de Jesus Vidigal Dordio – Sócia nº 2169
Secretário - Ana Isabel Pina Pereira dos Santos – Sócia nº 3699


Direcção

Presidente – Susana Sofia Silva Santos Barbosa Cunha – Sócia nº 2153
Vice-Presidente – Carla Cristina Ribeiro Cupido – Sócia nº 2605
Secretário – Maria Mendes Pereira Flores Macedo – Sócia nº 3718
Tesoureiro- Ana de Fátima Bico Monteiro – Sócia nº 1467
Vogal – Luísa Maria de Almeida e Silva – Sócia nº 3400







Évora, Agosto de 2013                                                                                                             2


Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)





Conselho Fiscal

Presidente Anabela de Jesus Antunes Costelas – Sócia nº 2318
Secretário – Laurinda Fernanda Ramalho Coelho – Sócia nº 1795
Relator – Maria Elisabete Figueira da Silva – Sócia nº 2107

2. Principais áreas de intervenção: objectivos e medidas a tomar


2.1.   Bem-estar animal

2.1.1.   Esterilização

Desmistificar o mito da castração (machos) e esterilização (fêmeas) e promover junto da comunidade estas técnicas, por forma a diminuir o número de animais errantes/abandonados, seja por descuro dos donos ou por reprodução não controlada.

2.1.2. Apoio à comunidade

Criar listagem de cuidadores de colónias de gatos ou pessoas carenciadas que precisam de ajuda em termos de alimentação dos seus animais de estimação, para estabelecer um ritmo de ofertas.

Controlar colónias de animais errantes e animais sozinhos a cargo de outras pessoas, não recolhendo os mesmos.

Promover/organizar campanhas de esterilização e colocação de microchips de identificação electrónica, junto de todas as clínicas veterinárias da cidade (propostas de protocolos de descontos para sócios do Cantinho dos Animais)

Sensibilizar a população local e não só para a problemática do abandono animal.


2.2. Centro de Acolhimento Temporário - CAT

São infelizmente cada vez mais os apelos, junto da associação, para a recolha de animais; cães e gatos deixados amarrados, soltos junto do CAT ou atirados para dentro (por cima do portão e vedação) são uma constante, a par do aumento substancial de animais errantes na via pública. Pretendemos estipular normas e procedimentos internos de gestão dos animais, visando a melhoria do seu conforto e comodidade dentro do CAT. Aspiramos envolver activamente voluntários e funcionários neste propósito.









Évora, Agosto de 2013                                                                                                             3


Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)





2.2.1. Admissão de animais

A entrada de animais no CAT deverá obedecer a uma lista de prioridades e a uma gestão meticulosamente organizada, em função dos recursos (físicos e financeiros) disponíveis.

É nossa intenção, em caso de animais com detentor, tentar perceber o motivo da entrega (comportamental, financeiro, doença, etc…), e procurar aconselhar na maneira de solucionar o problema, sem se recorrer ao abandono e/ou à entrega no CAT.



2.2.2. Adopção e pós-adopção

Pretendemos implementar uma política de adopção responsável e não por impulso. O adotante deve assumir deveres e responsabilidades a partir do momento que adota um animal e o leva para o seio da sua família.

Consideramos que todos os animais acolhidos no CAT, independentemente das suas características, são potencialmente adoptáveis. Tentaremos, sempre que possível e de acordo com a necessidade/vontade do adoptante, promover a adopção de animais adultos ou seniores.

2.2.3. Eutanásia dos animais

Entendemos a eutanásia como uma forma nobre e honrada de pôr fim à vida de um animal. Tal procedimento é feito em clínicas veterinárias, assistida e controlada por um médico veterinário.

Julgamos este recurso como a última opção e só aplicável a animais que sofram de alguma patologia incurável e associada a sofrimento físico, em que o animal já não tenha qualquer qualidade de vida.


2.2.4. Melhoria das instalações

Actualmente, as instalações do CAT apresentam várias lacunas estruturais a vários níveis, nomeadamente das infra-estruturas. Pretendemos efectuar uma intervenção a nível de reestruturação, sobretudo dos gatis, manutenção do espaço de recreio dos cães e reparações em boxes que se foram degradando com o passar dos anos, de forma a proporcionar aos animais as condições de bem-estar desejáveis.








Évora, Agosto de 2013                                                                                                             4


Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)









2.2.4.1. Instalações e equipamento

Relativamente às instalações e equipamentos existentes no CAT, as nossas propostas de melhoria, vão no sentido de:

Proceder à substituição e licenciamento da fossa séptica, por forma a garantir a qualidade ambiental associada à actividade do CAT;

Melhorar as condições de captação de água subterrânea, para que não ocorram faltas de água que impossibilitem a manutenção das condições higieno-sanitárias e o abeberamento dos animais a cargo do CAT;

Solucionar a questão do armazém/ escritório, procurando a sua substituição;

Pintar as instalações.


2.2.4.2. Canis

Pretendemos:

Melhorar o conforto dentro dos canis (camas/estrados) e a sua cobertura;

Proporcionar condições para actividade no exterior, por exemplo, abrindo portinholas nas traseiras dos canis para que, enquanto os canis são limpos, os grupos de cães andem à solta (à vez) no espaço vedado existente (esta medida depende de financiamento).

Tentar solucionar o problema da permanência de água nos canis.


2.2.4.3. Gatis

Pretendemos:

Melhorar as condições dos gatis/ substituir os gatis existentes: adequar o espaço existente nos gatis ao número de gatos residentes, em matéria de bebedouros, comedouros, wc e locais de dormida.

Adequar um sistema de protecção para o inverno, de maneira a que, nos dias de chuva, os gatos não fiquem com o espaço exterior molhado.











Évora, Agosto de 2013                                                                                                             5


Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)





2.2.4.4. Espaços de recreio

Relativamente aos espaços de recreio existentes no CAT, as nossas propostas de melhoria vão no sentido de:

Arranjar o espaço exterior, colocando novos passadiços, e proceder a cortes da erva mais frequentes;

Melhorar e criar novos parques para passeios;

Apetrechar o espaço com zonas de sombra.


2.2.5. Formação e envolvimento dos tratadores e voluntários

Os tratadores e voluntários são uma peça fundamental na Associação, uma vez que são eles que lidam diariamente com os animais. Assim, pretendemos potenciar e promover as suas atribuições, apostando na sua formação e na aquisição de conhecimentos e instrumentos para um melhor trabalho, que se refletirá no bem-estar dos animais e na sua relação com os seres humanos.

2.2.6.   Outros aspectos

É     nosso objectivo criar um grupo de trabalho que faça a gestão das questões relacionadas com o CAT, em articulação com a Direcção, bem como a gestão do grupo de voluntários e FAT’s (Famílias de Acolhimento Temporário).


2.3.   Sustentabilidade Financeira

2.3.1.   Diminuição de despesas

Relativamente à diminuição de despesas, as nossas propostas vão no sentido de: Apostar na profilaxia para diminuição de gastos em internamentos;

Implementar um sistema de pagamentos regulares às clínicas veterinárias; Optimizar os recursos à disposição actualmente; por exemplo: poupança de gasóleo; Angariar alimentos através da organização de campanhas;

Angariar medicamentos através da organização de campanhas, em parceria com as clínicas veterinárias da cidade;

Fazer apelos para despesas específicas, nos meios disponíveis.









Évora, Agosto de 2013                                                                                                             6


Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)





2.3.2. Aumento de receitas

Relativamente ao aumento de receitas, as nossas propostas vão no sentido de:

Melhorar a situação financeira do Cantinho através de vendas de artigos, patrocínios de empresas, colocação de mealheiros em estabelecimentos comerciais e industriais, etc.;

Aumentar o número de sócios e a percentagem destes com as quotas em dia (criando benefícios como descontos em clínicas veterinárias locais, lojas de animais, etc…e facilitando o pagamento das quotas de diversas formas);

Promover campanhas do tipo “member get member”, de incentivo à angariação de sócios.

Oferecer os primeiras 3 meses quotas de sócio aquando de uma adopção, o que implica um novo sócio que fica, desde logo, ligado à associação e que mais tarde irá começar a pagar.

Aumentar o valor das quotas.

Dinamizar um maior número de eventos cujos fundos revertam para a Associação, tais como concertos, espectáculos e exposições.

Recuperar o patrocínio dos canis: contactar pessoalmente as empresas que já tenham sido em tempos ‘madrinhas’ do CAT; contactar pessoalmente novas empresas para angariação de fundos/materiais/serviços;

Promover o apadrinhamento de animais;

Implementar um esquema de pet-sitting;

Aumentar a participação em feiras e outros eventos (aumento de receita e sensibilização).


2.4. Comunicação, divulgação e sensibilização

No sentido de proporcionar melhores condições de trabalho aos corpos sociais actuais e futuros, e melhorar o atendimento e contacto com os sócios e população em geral, procuraremos encontrar, na cidade, uma sede para a associação, dado que o espaço do Cat não apresenta as condições necessárias, por não dispor das infraestruturas necessárias, nomeadamente electricidade.

Intensificar a divulgação dos animais disponíveis para adopção através das páginas de facebook do Cantinho dos Animais, blogs e, possivelmente, tentar alargar os meios de





Évora, Agosto de 2013                                                                                                             7


Proposta e Programa de Candidatura aos Corpos Sociais do Cantinho dos Animais (2013-2016)





divulgação através de outros sites ligados à temática, assim como afixação de fotografias e apelos em clínicas veterinárias;

Estabelecer um horário para que toda a população saiba quando e onde pode entregar donativos, mantas, utensílios e garantir que está lá alguém para receber;

Estabelecer parcerias diversas, para que mensagens alusivas ao Cantinho, ao bem-estar animal, à questão do abandono, à necessidade de esterilização dos animais de estimação, entre outras, circulem no concelho de Évora;

Criar  um  selo  de  ‘empresa  amiga  do  CAT’,  para  aquelas  que  financiem  o

Cantinho/CAT, de modo a que possam tê-lo exposto na empresa.

Visitar mais frequentemente as escolas da cidade, sensibilizando/ educando as crianças para o bem-estar animal, aproveitando se possível, para recolher alimentos e outros produtos.

Retomar a publicação mensal de folhetos, bem como os textos de divulgação no Diário do Sul.

Dinamizar os veículos de comunicação (blogs, facebook, mailing list).

Realizar campanhas de adopção mensais.

Promover a colaboração com outras associações/ instituições da cidade.

Participar mais frequentemente em actividades propostas por agentes externos à associação, desde que essas actividades tenham em conta os princípios da associação.

Implementar o programa “Eu sou voluntário no CAT e no Cantinho dos Animais”: para executarmos grande parte dos nossos projetos e para melhorar o bem-estar dos animais, é necessário que aumente o número de voluntários disposto a doar parte do seu tempo para interagir com os animais. Para tal, e como forma de cativar voluntários, iremos disponibilizar um espaço no blog da Associação, onde voluntários assíduos (e esporádicos), poderão narrar as “aventuras” passadas com os animais no

CAT e quais os benefícios e experiências que de lá trouxeram. De igual forma, aquando da realização de campanhas de angariação de alimentos para os animais, campanhas de adoção e outros eventos, os voluntários são o motor para o seu êxito. Sentimos pois, a necessidade de lhes agradecer de forma mais expressiva.

Évora, 13 de agosto de 2013







Évora, Agosto de 2013                                                                                                             8